Tuomas Holopainen – Music Inspired by The Life And Times Of Scrooge

Tio Patinhas ganha uma ótima trilha sonora

 Imagem

Fundador, compositor, principal letrista e na prática dono do Nightwish, o tecladista Tuomas Holopainen nunca escondeu de ninguém sua paixão por trilhas sonoras para o cinema – a chamada score music. Tanto que desde 2004 ele incorporou a London Philharmonic Orchestra aos álbuns de sua banda e, em 2012, trabalhou na trilha sonora do filme “Imaginaerum”, baseado no álbum homônimo lançado pelo Nightwish no ano anterior.

Outra das paixões nada secretas do músico são os quadrinhos da Disney, especialmente as histórias estreladas pelo clã Pato (Tio Patinhas, Donald e seus familiares), concebidas por Carl Barks (1901-2000, o criador do Tio Patinhas) e aquele que é considerado por muitos como seu sucessor, o escritor e ilustrador Don Rosa.

Em 1995, Don Rosa foi agraciado com o Will Eisner Award – o “Oscar” dos quadrinhos – pela série em doze partes The Life and Times of Scrooge McDuck (publicada no Brasil como “A Saga do Tio Patinhas”). Fascinado pela série e sabendo que teria um período de férias após a turnê de divulgação do supracitado “Imaginaerum”, Tuomas resolveu se arriscar e fazer algo, no mínimo, pouco ortodoxo: trabalhar em uma trilha sonora para uma história em quadrinhos. O resultado é esse “Music Inspired by The Life And Times Of Scrooge”, lançado recentemente na Europa.

Para a gravação do album – que traz 10 músicas – Tuomas dispensou a maioria de seus comparsas usuais do Nightwish, à exceção de Troy Donockley, recém oficializado na banda, para conduzir diferentes flautas e apitos. A Troy se juntaram Mikko Iivanainen (guitarras, banjo), Dermot Crehan (violino), Teho Majamäki (Didgeridoo, um instrumento de sopro originário da Austrália) e Jon Burr (gaita), além da supracitada London Philharmonic Orchestra e, claro, Tuomas (teclados, piano). Já para as poucas partes vocais do álbum, foram convidados o coral londrino Metro Voices e Johanna Kurkela para viver a personagem Glittering” Goldie o’Gilt, Johanna Iivanainen no papel duplo de The Narrator e Downy O’Drake, lan Reid como o próprio Scrooge McDuck e Tony Kakko (vocalista do Sonata Arctica) como o Storyteller.

Apesar do histórico de seu compositor, “Music Inspired by The Life And Times Of Scrooge” não é um álbum de heavy metal. Há um solo de guitarra aqui e ali e um acompanhamento mais pesado dentro de uma ou outra música, mas, fora isso, todo o álbum é construído no modelo clássico usado para se compor trilhas sonoras. Tanto que, mesmo com esse grande número de vocalistas, a maior parte do que se ouve no álbum é puramente instrumental, com os cantores emprestando suas vozes para coros ou narrações/declamações pontuais que servem para situar o ouvinte. A exceção à regra é “A Lifetime of Adventures”, single do álbum que ganhou um vídeo estrelado pelo próprio Don Rosa.

Musicalmente falando, “Music Inspired by The Life And Times Of Scrooge” tem tudo para agradar aqueles fãs de score music que apreciam trabalhos de compositores como Hans Zimmer e Alan Silvestri. E deixa os fãs do Nightwish curiosos para saber como – e se – esse novo direcionamento musical de Tuomas influenciará o próximo álbum da banda.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s