Iron Maiden – En Vivo!

Mais do mesmo, só para fãs.

Desde que o Iron Maiden lançou o álbum “Brave New World”, em 2000 e que marcou a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao grupo, a banda inaugurou uma tradição de lançar um álbum ao vivo no ano seguinte ao trabalho de estúdio, cobrindo algum show de divulgação da turnê do mesmo. Assim sendo, logo após o supracitado álbum, chegou ao mercado “Iron Maiden – Rock in Rio”, álbum que registrou a passagem do grupo pela cidade maravilhosa; Em 2003 a banda lançou “Dance of Death” e, no ano seguinte, “Death on the Road”, um álbum duplo que foi alvo de críticas por parte do público, que dizia que o Iron Maiden sempre tocava as mesmas músicas clássicas, entremeadas com as novas em suas turnês e álbuns ao vivo. Se a banda ouviu as críticas ou não é difícil de saber. O fato é que na turnê de divulgação de seu trabalho seguinte, “A Matter of Life and Death”, o grupo decidiu inovar e executar aquele álbum inteiro em alguns de seus shows, dando menos espaço para as tais “mesmas músicas clássicas”. Recebeu a mesma chuva de críticas, dessa vez justamente por não tocar os clássicos. Estranhamente, não houve um álbum ao vivo cobrindo essa turnê.

Logo depois de findado o trabalho de divulgação de “AMOLAD”, a banda partiu em uma turnê nostálgica, chamada “Somewhere Back in Time”, que se tratava de shows focados apenas nos álbuns lançados entre 1981 e 1987 – a única exceção sendo a faixa título do álbum “Fear of the Dark”, de 1992. A turnê teve duas partes, uma em 2008 e outra em 2009 (ambas passaram pelo Brasil). A primeira parte da turnê foi filmada e lançada em 2009 em formato de documentário, intitulado “Flight 666”. Um álbum duplo com as canções executadas na turnê também foi lançado em 2009.

Eis que chega 2010 e o Iron Maiden lança “The Final Frontier”, seu décimo quarto álbum de estúdio. E, como não era de ser surpresa, dois anos depois a banda lança um registro ao vivo da turnê. “En Vivo” foi gravado no Chile em 2011 e marca o segundo álbum do Iron Maiden gravado na América do Sul, já que a performance no primeiro “Rock in Rio”, de 1985, foi registrado apenas emDVD.

“En Vivo” é o oitavo álbum ao vivo oficial do Iron Maiden (já que o “Maiden England” saiu em alguns lugares e em outros não e há alguns bootlegs oficiais que saíram em números bem limitados) e é mais do mesmo. Em álbuns cobrindo uma turnê de divulgação de um trabalho novo, a maioria das músicas executadas é dedicada à ele. Em “En Vivo” não é diferente e 6 das 17 músicas do álbum duplo cobrem esse novo lançamento. Esse é o único diferencial de “En Vivo” para os demais álbuns ao vivo do Iron Maiden. No mais, todas as músicas clássicas e exaustivamente tocadas pela banda – as mesmas que os fãs reclamam estarem cansados de ouvir, mas também reclamam quando estão ausentes, o que prova que fãs do Iron Maiden compartilham com fãs de quadrinhos a mania de reclamar de tudo – estão lá, tais quais “The Number of the Beast”, “Iron Maiden”, “Fear of the Dark” e “2 Minutes to Midnight”. A ausência aqui fica por conta de “Run to the Hills” e “Aces High”. Em compensação estão lá “Satellite 15”, “The Final Frontier”, “El Dorado”, “The Talisman”, “Coming Home” e “When the Wild Wind Blows”, todas provenientes do ultimo álbum de estúdio da Donzela de Ferro e que funcionaram muito bem ao vivo. “The Final Frontier” e “El Dorado”, inclusive, tem tudo para se tornarem clássicos do grupo e logo serem alvo das reclamações dos fãs mais xiitas.

No fim das contas, mais um registro ao vivo do Iron Maiden que deve agradar a maior parte dos fãs da banda. O álbum é muito bem produzido e há pouco a se falar do desempenho do Iron Maiden em cima do palco. Quem já viu a algum show da banda sabe bem o que esperar deles e o fato de atenderem exatamente às perspectivas dos fãs não é algo que eu consideraria como um demérito.

Nota: 8/10

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s