Kappa Crucis – Jewel Box

Climão setentista em estréia de banda paulista

Formado no início dos anos 1990 no interior de São Paulo, o Kappa Crucis demorou mais de uma década para finalmente lançar seu álbum de estréia. Não que o quarteto formado por G. Fischer (vocal e guitarra), R. Tramontin (baixo), F.Dória (bateria) e A. Stefanovitch (teclados) tenha ficado sentado, vendo o tempo passar esperando uma chance. Muito antes pelo contrário, entre os anos de 1997 e 2004 a banda lançou cinco demos e tocou em diversos festivais, de forma a atrair a atenção de algum público e da mídia especializada para o seu som, que é totalmente calcado no rock and roll dos anos 1970, misturando com competência influências de progressivo, hard e stoner rock.

Jewel Box”, o tão adiado trabalho de estréia da banda, foi lançado de maneira independente em 2009, mas só agora começou a ser realmente divulgado. Fazendo um apanhado das demos e músicas inéditas, “Jewel Box” é quase que uma viagem no tempo. Afinal, como dito acima, a proposta da banda é trazer de volta uma sonoridade característica dos anos 1970, especialmente no que diz respeito às guitarras e seus solos, ora longos, ora viajados e os teclados bem encaixados, além da cozinha competente. Da capa à sonoridade, tudo em “Jewel Box” lembra aquela década.

Com um clima bastante sulista – sulista dos EUA, não do Brasil, claro – que lembra trabalhos clássicos de bandas como Uriah Heep e Lynyrd Skynyrd, o Kappa Crucis nos mostra um trabalho bastante maduro e com uma cara bem definida, talvez resultado do hiato de tempo que a banda levou entre as primeiras demos e o álbum de estréia. O álbum tem uma produção redondinha, dando espaço para todos os instrumentos e o vocal aparecerem com o destaque devido. “Jewel Box” é tão homogêneo que fica difícil escolher destaques individuais. Fãs daquele rockão sulista oriundo de quase 40 anos atrás encontrarão uma boa opção no som dos caras.

Nota: 7/10

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s